O que é fábrica inteligente e quais são os seus diferenciais

Fábrica inteligente é um termo que surgiu na indústria 4.0 para classificar as indústrias que conseguem mapear, classificar e utilizar os dados gerados na produção, de forma automatizada e otimizada.



A indústria mundial vive hoje uma fase extremamente importante, um momento de transição, em que a indústria 3.0 passa a dar lugar para a era da indústria inteligente, a era 4.0.


Aqueles que se adiantaram, já estão usufruindo dos benefícios da fábrica inteligente (Smart Factory), ou, mais precisamente, indústria 4.0, que diz respeito ao modelo inovador de produção que utiliza tecnologias inteligentes, que interagem entre si.

Qual é a sua realidade? Se assim como os exemplos acima, você também se interessa pelo assunto, então, não deixe de ler todo o conteúdo deste artigo, para que possa conhecer tudo sobre o incrível conceito de: Fábrica Inteligente


Como funciona a Fábrica Inteligente

O termo “inteligente” é incorporado a esse novo conceito de indústria, por conta de sua capacidade inerente de ser flexível e auto-adaptável. Tecnologias interagem entre si, criando um fluxo operacional interdependente.


O objetivo principal desse modelo é utilizar o grande volume de dados obtidos ou o big data, para encontrar caminhos que permitam maximizar a produtividade e também otimizar o tempo de produção.


Essas tecnologias disruptivas, que trocam informações entre si, podem estar em absolutamente todo o processo de produção.


Até mesmo os colaboradores podem se beneficiar das tecnologias chamadas de “vestíveis” e utilizar gadgets incorporados com inteligência artificial e realidade virtual, por exemplo. Esse conceito de captação de dados diz respeito à IIoT (do inglês, Internet Industrial das Coisas) e é esse um dos maiores atrativos da fábrica inteligente.


Porém, isso não é tudo, diversas outras ferramentas também fazem parte dessa nova era industrial e são exatamente elas que você conhecerá logo à seguir:

IIoT


Iniciando pela IIoT, é claro, você tem agora o maior dos exemplos de fábrica inteligente. Consideram-se pertencentes à tecnologia as ferramentas que com o auxílio da internet, podem trocar dados entre si.


A IIoT permite que os equipamentos tomem decisões automaticamente, sem interferência humana, somente com base nos dados recebidos de outros dispositivos. Possibilita eficiência operacional, controle e visibilidade das principais métricas acionáveis.


Big Data Analytics

Com tanta informação sendo gerada a todo instante, é natural que um grande volume de dados passe a existir. A esse compilado de informações é dado o nome de Big Data.

O conceito de Analytics, ou análise, mais precisamente, se refere a análise, a fundo, dessas informações para se obter insights valiosos. Agora é possível identificar os diferentes padrões de comportamento, como por exemplo, prever possíveis danos no maquinário. Esse novo panorama permite que a indústria atue constantemente com base na manutenção preditiva.


Gêmeos digitais

Os gêmeos digitais, ou digital twins, é uma tecnologia que permite simular um evento do mundo físico em uma realidade totalmente virtual, mudando completamente o conceito de testes. Com os gêmeos digitais torna-se possível utilizar softwares incorporados de inteligência artificial para prever resultados, tudo de forma totalmente digital.

Indústrias como a automotiva, por exemplo, poderiam fazer testagens avançadas de seus produtos, com uma redução de custos que nunca se imaginou ser possível. Outra possibilidade é monitorar os equipamentos mesmo estando distante da fábrica. O trabalho remoto é um dos maiores ganhos dessa nova fábrica inteligente.


11 visualizações0 comentário